22- O ANTIGO TESTAMENTO
VEJA O VÍDEO SOBRE OS HEBREUS NO FINAL DA PÁGINA
1- PARA LER: Neemias 8,1-3:- "1.Todo o povo se reuniu então, como um só homem, na praça que ficava diante da porta da Água, e pediu a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel.
2- PARA SABER
Por enquanto vamos ver apenas um resumo do Antigo Testamento (AT).
No mundo todo só Abrão conhecia o nosso Deus. Deus mudou o nome dele para Abraão e fez com ele uma aliança: seus descendentes iriam ser tão numerosos como os grãos de areia das praias do mar. Em troca, Abraão deveria marcar todas as pessoas do sexo masculino com a circuncisão. Quem fosse marcado pela circuncisão ficava fazendo parte do |Povo de Deus (Gênesis 12). Os descendentes de Abraão continuaram esse costume. No cristianismo, a circuncisão foi substituída pelo Batismo (veja lição 7 clicando aqui: 07-O BATISMO).
O herdeiro de Abraão foi Isaac. Isaac, por sua vez, teve dois filhos: Esaú e Jacó, gêmeos (veja Gênesis capítulo 17 todo e capítulo 25, versículos 19 e seguintes).
Jacó, o herdeiro de Isaac, teve doze filhos, que foram morar no Egito com suas famílias (Gênesis 46,6-7).
No Egito o povo cresceu. Os doze filhos de Israel deram origem às 12 tribos que formaram o povo de Deus. José, que foi vendido para o Egito e lá tornou-se poderoso, não deu origem a nenhuma tribo, mas um de seus filhos o substituiu e o outro seu filho substituiu Levi, que também não deu origem a nenhuma tribo porque ficou encarregado do serviço litúrgico ( os Levitas). Veja em Êxodo 1,1-7.
O povo de Deus, chamado ainda de povo hebreu, ficou uns 400 anos no Egito. José foi por primeiro, vendido aos egípcios pelos mercadores e lá ficou famoso e chamou os demais irmãos. Depois desses 400 anos, o povo hebreu começou a ser perseguido pelo Faraó, rei do Egito (veja em Êxodo 1,8-13). Apareceu então Moisés, um hebreu criado na casa do Faraó, que se revoltou e libertou o povo (Veja Êxodo 13,17-22).
Vagando no deserto com o povo, Moisés recebeu de Deus os 10 mandamentos, no Monte Sinai. Depois de ficar perdido no deserto por 40 anos, o povo chegou à Palestina, lugar onde 1.200 anos depois nasceu Jesus. Lá os hebreus tomaram posse de muitas terras (Veja Josué 24,1-13).
Começou, então, o tempo dos juízes, que eram pessoas fortes, respeitadas por todos, e que orientavam o povo nos diversos problemas. O juiz mais conhecido foi Sansão, traído por Dalila. (Veja Juízes 2,16-19 e 13,1-5 e 24-25). O último juiz e primeiro profeta foi Samuel.
O povo achou que precisava melhorar o modo de governo, inspirado nos outros povos, e pediu a Samuel que nomeasse para eles um rei. Ele ungiu então Saul como o primeiro rei de Israel. O segundo rei foi Davi, o terceiro foi Salomão. (Veja 1ª Samuel 8,1-22). Jesus é descendente do rei Davi. Foi nessa época que a Bíblia, até então só falada, começou a ser escrita.
Depois de Salomão, na briga por sua sucessão, o reino de Israel se dividiu em dois: o reino de Israel, ao Norte, e o de Judá, ao Sul. Só bem mais tarde se uniram novamente, depois que os judeus e os israelitas ficaram exilados (mandados fora de suas terras) por 50 anos, na Babilônia.
Nesse tempo, antes, durante e depois do Exílio, surgiram os profetas: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Baruc, Daniel, Amós, Oséias, Jonas etc. Depois da volta do Exílio, até hoje, o povo nunca mais teve plena liberdade. Só uma pequena parte do povo acreditou que Jesus é Deus e o Messias. A maioria do povo Judeu, que está espalhada no mundo todo, ainda espera a vinda do Messias. Os Judeus acham que o Messias será um rei poderoso, muito rico.
3-PARA VIVER
Você é fruto de várias gerações de pessoas. Pesquise entre seus familiares quem foram seus avós, bisavós, se eles tinham irmãos, seus nomes, de onde vieram. Procure conhecer os nomes de seus parentes mais próximos, tios e primos. Respeite os mais velhos, pois eles têm muito conhecimento da vida. Esse conhecimento pode ajudar você a viver uma vida melhor e a preparar-se mais para a vida futura!
4- PARA FAZER
Leia no índice da Bíblia os nomes dos 46 livros do Antigo Testamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário